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O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.

A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais.

Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.

O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros - é mapa de navegação para a vida. Em cada história, nossos alunos encontraram perguntas que ecoam seus próprios dilemas, e respostas que talvez nem soubessem que procuravam. Porque, como bem aprenderam, um bom livro é sempre espelho e janela: reflete quem somos e mostra quem poderíamos ser.

 

 

João Miguel e Caminhos de Pedras

📖 As Meninas – Fluxo de consciência e resistência

Na leitura de As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, os alunos enfrentaram um novo desafio: acompanhar o enredo conduzido pelo fluxo de consciência, técnica que transforma a leitura em uma experiência emocional e sensorial. As vozes internas das personagens ecoaram com força, revelando seus medos, segredos e convicções.

Os temas debatidos foram marcantes: Ditadura Militar, censura e os limites entre vida pública e privada em tempos de repressão. Como trabalho final, os estudantes criaram uma playlist temática, fruto de uma pesquisa que envolveu capas de discos censurados, relatos de tortura e músicas citadas na obra.

 

📖 Terra Sonâmbula – Poesia, dor e memória

A leitura de Terra Sonâmbula, do moçambicano Mia Couto, foi uma verdadeira travessia literária. A obra nos encantou com sua mistura de fantasia, épico e ficção, em uma narrativa poética que exigiu atenção e provocou sentimentos intensos.

A linguagem singular de Mia — com neologismos, palavras de origem africana e variações linguísticas — foi objeto de estudos semanais, nos quais os alunos ampliaram seu vocabulário e sua percepção cultural. Para além do texto, os estudantes mergulharam na história e cultura de Moçambique, explorando temas como a guerra anticolonial, a guerra civil, a música e as manifestações populares do país. 

 

📖 João Miguel e Caminhos de Pedras – Rachel de Queiroz em foco

Na sequência, nos aventuramos com João Miguel, uma obra densa e pouco conhecida de Rachel de Queiroz, inserida no contexto do Romance de 30. A linguagem marcada pelo discurso indireto livre e o uso de um tempo psicológico intenso exigiram atenção e sensibilidade dos leitores — o que se traduziu em um processo de leitura maduro e envolvente.

Como culminância, os alunos criaram perfis das personagens e produziram um vídeo criativo sobre a obra, que reuniu sensibilidade estética e compreensão crítica.

Paralelamente, a turma também leu Caminhos de Pedras, da mesma autora e período. A leitura das duas obras favoreceu debates comparativos sobre diferentes técnicas narrativas, além de abordar com profundidade temas como feminismo, socialismo e desigualdade social — elementos centrais na escrita de Rachel.

 

📖 Memórias de Martha – Realismo e Formação

Mergulhamos juntos na leitura de Memórias de Martha, uma obra marcante do Realismo que nos transporta ao final do século XIX por meio da trajetória de uma mulher forte e cheia de conflitos e dilemas. Mais do que simplesmente ler, vivenciamos a história em sala de aula com momentos de leitura compartilhada e trocas significativas entre os alunos e a professora. O ritmo foi tranquilo e o envolvimento e o despertar do gosto pela leitura compensaram cada página.

Para aprofundar a compreensão da obra, os alunos realizaram uma pesquisa iconográfica, buscando imagens relacionadas a termos desconhecidos ou típicos da época retratada. Isso permitiu uma melhor contextualização visual da narrativa. As discussões em sala giraram em torno das características do Realismo, feminismo, pobreza e a condição da mulher naquele período histórico.

CONFIRA TAMBÉM:

Leituras Literárias | Educação Infantil

Leituras Literárias | 1º ao 5º Ano

Leituras Literárias | 6º ao 9º Ano

 

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