A Educação Infantil do Colégio Santo Ivo é organizada nos Campos de Experiência que integram as vivências cotidianas da criança e os conhecimentos que fazem parte do nosso patrimônio cultural.
O currículo pressupõe uma jornada pedagógica organizada e alinhada aos objetivos de desenvolvimento e aprendizagem preconizados em nossa Proposta Pedagógica e tem como cerne as crianças e suas relações com o outro e com o mundo. Concebemos a criança como um ser potente, curioso e capaz de investigar, apropriar-se e construir conhecimentos e cultura, que carrega consigo a vontade de aprender e encontrar sentido para aquilo que aprende. Desde que nasce, ela já é dotada de saberes construídos por meio de suas relações. Sendo assim, já chega à escola carregando uma bagagem de conhecimentos que devem ser considerados e mobilizados para se transformarem em novas aprendizagens. Possui um corpo expressivo, que se comunica e aprende. E, como nos disse Malaguzzi, mais de cem linguagens para se expressar.
Dentro dessa lógica, em nossa escola ganham destaque as abordagens participativas, que colocam a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem, valorizam o diálogo, a escuta ativa e a construção coletiva do conhecimento. O trabalho por projetos, com temas que emergem da curiosidade e do interesse das crianças, fortalece a ideia da criança no centro de suas aprendizagens. Nesse contexto, o professor assume o lugar de mediador, pesquisador e parceiro das crianças. A escuta, a observação e o planejamento colaborativo são ferramentas fundamentais para um currículo vivo e significativo, com propostas abertas e flexíveis, sensíveis ao contexto e às curiosidades das crianças. Isso exige do professor uma postura pedagógica que escute, observe e registre os interesses infantis, transformando-os em experiências enriquecedoras.
As crianças vivem situações reais de uso do pensamento lógico-matemático e da construção do conhecimento dos sistemas numérico e alfabético, fazendo uso da função social desses conhecimentos sem que sejam fragmentados e compartimentados.
A escola, como espaço coletivo, é um campo fértil para construir as relações humanas e desenvolver autonomia moral. É o lugar de aprender a cuidar de si e do outro e, paulatinamente, desenvolver valores fundamentais para se conviver em harmonia. É também lugar de conviver na natureza e construir uma relação de pertencimento e interdependência entre todos os seres, lugar de acolher os sentimentos, de cuidar das emoções e desenvolver habilidades essenciais para construir a cidadania planetária.
Assim, as crianças percorrem sua jornada com respeito ao seu ritmo e suas individualidades, valorizando a infância como uma etapa plena em si mesma.
A Educação Infantil do Colégio Santo Ivo é organizada nos Campos de Experiência que integram as vivências cotidianas da criança e os conhecimentos que fazem parte do nosso patrimônio cultural.
● O eu, o outro e o nós: à medida que vivenciam suas primeiras experiências sociais em situações de interação com a família e a escola, por exemplo, as crianças constroem percepções sobre si e sobre os outros. Assim, constroem sua autonomia, senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência.
● Corpo, gestos e movimentos: por meio dos sentidos, gestos e movimentos, as crianças exploram o mundo ao seu redor, estabelecem relações, se expressam, brincam e produzem conhecimento. A música, a dança, o teatro e as brincadeiras são recursos por meio dos quais as crianças se comunicam.
● Traços, sons, cores e formas: conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas no cotidiano escolar proporciona às crianças a possibilidade de se expressar por meio de diversas linguagens, como sons, traços, gestos, encenações, canções e desenhos.
● Escuta, fala, pensamento e imaginação: durante a Educação Infantil, a leitura de textos pelo professor é a atividade que mais promove o desenvolvimento da oralidade. Ela favorece a escuta atenta e a formulação de perguntas, introduzindo as crianças no universo da escrita.
● Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: desde cedo, as crianças se veem diante de situações em que precisam se situar em diferentes tempos e espaços. Elas demonstram curiosidade sobre o próprio corpo, os animais, as plantas, os fenômenos da natureza, e ainda se deparam com situações em que têm que lidar com os números.
O currículo pressupõe uma jornada pedagógica organizada e alinhada aos objetivos de desenvolvimento e aprendizagem preconizados em nossa Proposta Pedagógica e tem como cerne as crianças e suas relações com o outro e com o mundo. Concebemos a criança como um ser potente, curioso e capaz de investigar, apropriar-se e construir conhecimentos e cultura, que carrega consigo a vontade de aprender e encontrar sentido para aquilo que aprende. Desde que nasce, ela já é dotada de saberes construídos por meio de suas relações. Sendo assim, já chega à escola carregando uma bagagem de conhecimentos que devem ser considerados e mobilizados para se transformarem em novas aprendizagens. Possui um corpo expressivo, que se comunica e aprende. E, como nos disse Malaguzzi, mais de cem linguagens para se expressar.
Dentro dessa lógica, em nossa escola ganham destaque as abordagens participativas, que colocam a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem, valorizam o diálogo, a escuta ativa e a construção coletiva do conhecimento. O trabalho por projetos, com temas que emergem da curiosidade e do interesse das crianças, fortalece a ideia da criança no centro de suas aprendizagens. Nesse contexto, o professor assume o lugar de mediador, pesquisador e parceiro das crianças. A escuta, a observação e o planejamento colaborativo são ferramentas fundamentais para um currículo vivo e significativo, com propostas abertas e flexíveis, sensíveis ao contexto e às curiosidades das crianças. Isso exige do professor uma postura pedagógica que escute, observe e registre os interesses infantis, transformando-os em experiências enriquecedoras.
As crianças vivem situações reais de uso do pensamento lógico-matemático e da construção do conhecimento dos sistemas numérico e alfabético, fazendo uso da função social desses conhecimentos sem que sejam fragmentados e compartimentados.
A escola, como espaço coletivo, é um campo fértil para construir as relações humanas e desenvolver autonomia moral. É o lugar de aprender a cuidar de si e do outro e, paulatinamente, desenvolver valores fundamentais para se conviver em harmonia. É também lugar de conviver na natureza e construir uma relação de pertencimento e interdependência entre todos os seres, lugar de acolher os sentimentos, de cuidar das emoções e desenvolver habilidades essenciais para construir a cidadania planetária.
Assim, as crianças percorrem sua jornada com respeito ao seu ritmo e suas individualidades, valorizando a infância como uma etapa plena em si mesma.