2º ano
Em Cantigas para brincar, de Josca Ailine Baroukh e Lucila Silva de Almeida, as crianças cantaram e vivenciaram as cantigas tradicionais com coreografias e gestos, trabalhando ritmo e coordenação motora, fonética e rimas. Assim, aproximaram-se do patrimônio cultural brasileiro e foram despertadas para a curiosidade e para a valorização das raízes folclóricas, o que abriu as portas para as pesquisas que deram contexto à Festa Junina.
A leitura de Vamos dar a volta ao mundo? Conhecendo nosso planeta com a família Klink, de Marina Klink foi uma verdadeira expedição literária, uma jornada de descobertas a respeito dos diversos biomas do planeta. As crianças ampliaram seu conhecimento geográfico e ambiental, aventuraram-se por diferentes ecossistemas como florestas, desertos, geleiras e oceanos e puderam refletir sobre a importância da preservação da natureza. Assim como toda boa aventura, esta também os colocou diante de novas sensações e gerou sentimentos como empolgação, receio, frio na barriga e muito mais…
Algumas histórias de Meu primeiro livro de contos de fadas, de Mary Hoffman já são conhecidas das crianças, enquanto outras estão sendo deliciosas novidades - o que vem enriquecendo ainda mais o repertório cultural e literário da turma. Viajando através dos contos de encantamento, as crianças estão aprendendo a identificar e expressar suas próprias emoções, além de compreender melhor os sentimentos dos outros. Ótimas discussões e soluções criativas para problemas que se apresentam nos enredos têm surgido ao longo das leituras.
3º ano
Um fascinante giro pelo mundo através de contos tradicionais do livro Lá vem história, de Heloisa Prieto, recontados com sensibilidade e riqueza cultural, vem acontecendo. A leitura tem gerado um olhar mais curioso e respeitoso para as diferenças culturais, a compreensão de que, embora sejamos diversos, compartilhamos sonhos e emoções similares e o prazer de descobrir que cada cultura tem tesouros narrativos únicos.
Uma história que gerou belas conversas sobre os costumes de comunicação no passado está em Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante, de Mirna Pinsky. A leitura provocou muita curiosidade e gerou a construção de uma linha do tempo das tecnologias da comunicação, ressaltando a ideia de que cada geração tem sabedoria e experiências valiosas para compartilhar.
O encontro com a poesia está se dando através da seleção maravilhosa feita por Ruth Rocha e sua filha Mariana em Poemas que escolhi para crianças. Ao mergulharem num universo de rimas, ritmos e imaginação, o encanto tomou conta da turma. Tem sido uma viagem no tempo através da poesia de autores desde o século XIX, como Olavo Bilac, até contemporâneos como Adélia Prado.
4º ano
O menino do dedo verde, de Maurice Druon, livro encantador, que levou a importantes reflexões sobre nosso poder de transformação no mundo. Uma grande descoberta foi a de que todos temos um "dedo verde" - um poder único de fazer o bem. O que você transformaria com seu dedo verde? Cada criança está refletindo sobre o poder de transformação de Tistu, o grande protagonista e buscando em si seu poder especial. Qual transformação eu posso realizar à minha volta? Qual é o meu “dedo verde”?
Sementes de cabanas encantadas, de Philippe Lechermeier é um livro que tem acompanhado as crianças desde o início do ano e seguirá viagem até o final. Sim, uma viagem, assim como a do protagonista, o explorador Afonso Cagibi que, em seu diário de viagem tem colocado as crianças diante de metáforas que precisam ser decifradas sobre construção, transformação e a beleza de explorar novos significados. As ilustrações misteriosas e belíssimas, têm estimulado a leitura que vai além das palavras, e os meninos e meninas têm exercitado a interpretação e a sensibilidade e pesquisado referências que os permitam ler as entrelinhas dos textos.
5º ano
Uma leitura que provocou grandes discussões sobre a importância de preservar e valorizar as culturas antigas foi a do livro Diário de Pila na Grécia, de Flávia Lins e Silva. Em meio a aventuras pelos cenários da Grécia e a riqueza dos mitos gregos, a história reforçou ainda mais esta ideia que, aliás, já vinha sendo construída com os meninos e meninas. Como? Estiveram imersos em pesquisas sobre os povos formadores do Brasil, como por exemplo, através da aproximação deles com a tradição ancestral do Maracatu, explorado para a construção da Festa Junina. Concluíram que, olhar para o passado e para as tradições de diferentes povos enriquecem a visão de mundo. E veio um desafio! Os estudantes escreveram os seus próprios “mitos gregos”, contextualizados no presente. Um livro coletivo com tais mitos, está em produção!
Boletim Edição Especial - Literatura ANOS INICIAIS
Leituras Literárias do Primeiro Semestre - Anos Finais
Educação Infantil e 1º ano 1º semestre de 2025
Percursos Literários – 1ª série EM e Unidade Prosa | 2025