Boletim Informativo
Leituras Literárias do Primeiro Semestre - Anos Finais
O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.
A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais.
Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.
O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros - é mapa de navegação para a vida. Em cada história, nossos alunos encontraram perguntas que ecoam seus próprios dilemas, e respostas que talvez nem soubessem que procuravam. Porque, como bem aprenderam, um bom livro é sempre espelho e janela: reflete quem somos e mostra quem poderíamos ser.
6º ano
Em Kafka e a Boneca Viajante, de Jordi Sierra I Fabra, os estudantes do 6º ano conheceram um episódio da vida de Franz Kafka. Ao encontrar Elsi, uma menina que chorava por sua boneca perdida, ele inventou que Brígida partira em uma grande viagem e, como “carteiro das bonecas”, passou a trazer cartas cheias de paisagens e lugares distantes. Durante a leitura, nossos meninos e meninas se depararam com temas como a perda, o luto e o poder da literatura, descobrindo como o afeto, a empatia e a imaginação podem transformar a realidade.
Em seguida, deram asas à imaginação enquanto acompanhavam as aventuras de Hugo, na história contada por Brian Selznick em A Invenção de Hugo Cabret. Hugo é um menino órfão que vive em uma estação de trem parisiense e conserta autômatos quebrados. Aprimorando suas habilidades de leitura de texto e de imagem, os estudantes trilharam ao lado de Hugo o caminho para a compreensão do mundo como um grande e complexo mecanismo de maravilhas, em que cada peça é essencial.
Antes de sair para as férias, iniciaram a leitura de O mágico de Oz, de L. Frank Baum, que conta a história de Dorothy e seus companheiros: um espantalho em busca de um cérebro, um homem de lata à procura de um coração e um leão que anseia por coragem. Ao longo da leitura, nossos estudantes descobrirão, junto aos personagens, que o afeto é a cola que remenda famílias e amizades, que os princípios são bússola nas encruzilhadas da vida e que a verdadeira magia brota quando se celebra a diversidade.
7º ano
Em O Livro Selvagem, os estudantes do 7º ano embarcaram na jornada íntima de um menino entre as páginas vivas de um livro que resiste a ser lido. Em meio à separação de seus pais, Juan descobre na biblioteca do tio um volume rebelde, que se move, se esconde e exige coragem para revelar seus segredos. O autor, Juan Villoro, levou nossos meninos e meninas a refletir sobre perda e renascimento, além de perceber que o ato de ler é um ritual de paciência e ousadia, no qual o verdadeiro encontro acontece quando o leitor se rende ao mistério.
Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, foi a leitura escolhida para dar sequência às aventuras literárias de nossos estudantes. O “cavaleiro da triste figura” e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, ensinaram que a realidade é moldada pelos olhos de quem a vê. Entre o riso e a melancolia, os estudantes refletiram sobre a empatia, a coragem de ser fiel a si mesmo e o autoconhecimento que floresce nos caminhos que trilhamos. Ao final da leitura, perceberam que o livro, mais do que uma história, é um espelho no qual os leitores se reconhecem: humanos e imperfeitos, mas sempre capazes de sonhar.
Neste final de segundo trimestre, Preparativos de Viagem, de Mário Quintana, chegou às mãos do 7º ano como um presente - desses que se guarda para sempre na “gaveta das coisas importantes”. Os poemas começam falando de coisas simples - uma mala no corredor, um relógio na parede, a luz da tarde na janela - e, de repente, levam a lugares profundos, onde moram os maiores questionamentos e descobertas dos estudantes. Os versos falam sobre tempo, saudade, partidas e chegadas, de uma forma que todos entendem e se identificam.
8º ano
Os estudantes do 8º ano descobriram em Meu avô, os livros e eu - ou como resistir em tempos incertos, de Camila Tardelli, um farol em meio à tempestade. Quando o mundo parou durante a pandemia, Natália descobriu com seu avô um passaporte para outros mundos: as páginas dos grandes autores brasileiros. A cada livro aberto, avô e neta conversavam sobre racismo, desigualdade e representatividade. Nossos alunos compreenderam o diálogo entre gerações, conheceram a história da Literatura Brasileira e descobriram que, mesmo quando o mundo lá fora parece desmoronar, sempre haverá histórias para amparar, ensinar e, principalmente, conectar aqueles que se sentam lado a lado para compartilhar o amor pelas palavras e pelo mundo que elas contêm.
Após a emocionante leitura do livro de Camila Tardelli, o 8º ano adentrou o universo vibrante e singular de Ariano Suassuna por meio de sua obra-prima, O Auto da Compadecida, que transita entre o humor escrachado e as reflexões profundas sobre justiça, fé e humanidade. Para os alunos, esta foi uma jornada de descobertas: conheceram um Brasil que ri de si mesmo, enquanto discute o eterno conflito entre ricos e pobres, o divino e o humano, a esperteza e a ingenuidade. Ao mesmo tempo, identificaram a sabedoria na simplicidade do povo brasileiro e aprenderam que a compaixão pode ser a resposta para as maiores contradições da vida. Além de ampliar seu repertório cultural, os estudantes perceberam que a grande literatura pode ser profundamente brasileira.
Ao começar a leitura de Luna Clara & Apolo Onze, de Adriana Falcão, os alunos do 8º ano se depararam com uma obra que dança entre o real e o onírico, tecendo duas histórias aparentemente distantes que se encontram na delicadeza dos fios do destino. A narrativa é uma reflexão poética sobre como as ausências nos moldam, como as buscas nos movem e como o acaso — ou seria destino? — pode costurar histórias que pareciam fadadas a permanecer separadas. Para os alunos, esta tem sido uma leitura que vai além da simples história: é um convite a pensar sobre quem são, o que buscam e como, às vezes, as respostas estão em lugares — e pessoas — que ainda não conhecem.
9º ano
O 9º ano começou 2025 com a leitura de Capitães da Areia. O romance de Jorge Amado levou os estudantes pelas mãos de Pedro Bala e seu bando de meninos órfãos, que sobrevivem esmolando e roubando, mas guardando no peito uma inocência que a vida tenta lhes arrancar. Estes personagens mostraram aos estudantes que mesmo na miséria existe amor, lealdade e a eterna esperança de dias melhores, e levaram nossos meninos e meninas a exercer a empatia ao buscar compreender as motivações de quem vive realidades tão distantes. Capitães da Areia também fez os nossos jovens refletirem sobre as infâncias abandonadas, problema grave que permanece atual em nosso país.
Em Dois Irmãos, Milton Hatoum tece uma narrativa poderosa sobre os fios que unem e desatam os laços familiares. Os gêmeos Yaqub e Omar, tão parecidos no rosto e tão distantes na alma, crescem envoltos em ciúmes, rivalidade e um amor complicado que os une mesmo quando tentam se destruir. Mais que um romance sobre irmãos, é um retrato do Brasil – especialmente das migrações e dos conflitos culturais. Nossos estudantes também encontraram nesta leitura um espelho das relações humanas em suas complexidades – onde amor e ódio frequentemente vestem a mesma roupa, e onde cada personagem carrega suas próprias versões da verdade. E identificaram esta como uma obra que, como toda grande literatura, fala fundamentalmente sobre quem somos e de onde viemos.
Em junho, os estudantes iniciaram a leitura de O Bem-Amado, obra em que Dias Gomes desnuda os meandros do poder no Brasil. Na fictícia cidade de Sucupira, nossos jovens estão acompanhando a história de Odorico Paraguaçu, um prefeito que transforma a obsessão por inaugurar o primeiro cemitério da cidade em uma tragicômica alegoria política. Por meio de personagens inesquecíveis, o texto revela as engrenagens de um sistema no qual o populismo, a corrupção e a hipocrisia se vestem de boas intenções. Ao longo da leitura, estão refletindo sobre cidadania, vida pública e participação política, ao perceber que Sucupira, com seus exageros caricatos, não é tão diferente assim de nossas cidades reais.
Boletim Edição Especial - Literatura ANOS INICIAIS
Leituras Literárias do Primeiro Semestre - Anos Finais
Educação Infantil e 1º ano 1º semestre de 2025
Percursos Literários – 1ª série EM e Unidade Prosa | 2025