
A chegada aos Anos Finais representa um novo desafio na vida dos estudantes. Além das mudanças na rotina, que envolvem o contato e a necessidade de construir laços com diferentes professores especialistas, eles passam a lidar com as grandes transformações físicas e emocionais da puberdade, que os impulsionam para um interesse maior na vida social e para a construção da imagem que transmitem aos seus pares. Muitas vezes, a predisposição ao lúdico, característica do início do ciclo, entra em conflito com a maior carga de trabalho e o aumento da responsabilidade. Os estudantes vão devagarinho deixando de ser crianças e descobrindo as maravilhosas possibilidades que a adolescência aponta.
Nessa fase de descobertas, incertezas e enfrentamentos, o desenvolvimento da autonomia moral e intelectual ganha novos contornos em sala de aula, com o aprofundamento das reflexões acerca das formas de estar e intervir no mundo em que vivemos. As assembleias estudantis fortalecem a percepção da separação entre os espaços públicos e privados, e convidam os estudantes a participar ativamente da solução dos problemas enfrentados por sua comunidade. Aos poucos, tornam-se seres cada vez mais autônomos e críticos. Tão críticos que passam a contestar, inclusive, a autoridade dos pais e dos professores. Esse comportamento é natural e apropriado para essa fase do desenvolvimento e nós o consideramos positivo pois, ao questionar a autoridade constituída, os estudantes experimentam a possibilidade de construir seus próprios caminhos com autenticidade. Por isso, procuramos ajudá-los a encontrar formas de usar a criticidade de maneira efetiva, criativa e ética no cotidiano, direcionando sua energia para o estudo, para a pesquisa acadêmica, e para os processos de metacognição, ajudando-os a perceberem-se como sujeitos da própria aprendizagem.
Além disso, nessa época em que somos bombardeados com uma profusão de dados e informações por meio de plataformas digitais, realizamos um trabalho transversal, aprofundado e sistemático, de educação midiática, para que nossos estudantes desenvolvam o senso crítico necessário para trafegar com segurança nas redes sociais, evitando fake news e conteúdo de propaganda potencialmente perigosa, desenvolvendo plenamente a sua cidadania digital.
Nosso currículo
O foco de nosso currículo é a compreensão abrangente dos mais diversos temas do mundo contemporâneo. Afinal, acreditamos que o conhecimento deve estar a serviço da vida e ser usado para resolver problemas e propor formas de intervir na realidade, para promover o Bem Comum e melhorar a experiência humana no planeta. Por isso, priorizamos a aprendizagem significativa, em detrimento da memorização. Nosso currículo é organizado em torno de conceitos-chave e de perguntas provocadoras, que estimulam o pensamento crítico e orientam a busca pelos conteúdos escolares que, se por um lado perderam a centralidade no currículo, de outra parte não tiveram diminuído seu papel fundamental na construção do conhecimento. Dessa forma, os estudantes são engajados em reflexões e investigações aprofundadas para a resolução de problemas, assumindo papel central no processo de aprendizagem.
Projeto Integrador
Nosso currículo é organizado em torno de grandes temas e questões relevantes, que permitem aos estudantes estabelecer conexões profundas entre os saberes. As disciplinas de História, Geografia, Ciências e Tecnologia estão totalmente integradas, desde a definição curricular das Compreensões Abrangentes até a atuação conjunta e simultânea dos professores em sala de aula, em esquemas que variam de dupla a quádrupla docência. Essa abordagem colaborativa estimula a investigação, o debate e a resolução de problemas complexos, aproximando os estudantes de uma visão holística do conhecimento.
Língua Portuguesa e Literatura
Trabalhamos a língua em sua dimensão viva e dinâmica, priorizando gêneros textuais que circulam socialmente, como artigos de opinião, crônicas, cartas, artigos científicos e discursos digitais. O trabalho com produção textual se consolida em projetos autorais, nos quais os alunos escrevem para públicos reais, refletindo sobre intencionalidade, estilo e adequação linguística. No Colégio Santo Ivo, compreendemos a Literatura como um direito universal e um meio essencial para a humanização. Nossos estudantes são estimulados a fazer leituras que ultrapassam a decodificação de textos, fazendo análises que os ajudam a compreender o Outro, estabelecendo laços empáticos, além de relacionar as obras literárias a contextos históricos, sociais e culturais. A formação do leitor crítico, desse modo, se dá por meio do diálogo entre os clássicos e as produções atuais, o que contribui para a construção de repertórios e para a sensibilização estética.
Iniciação Científica e Escrita Acadêmica
A Língua Portuguesa encontra o Projeto Integrador na redação das monografias resultantes dos Projetos de Iniciação Científica. Sob orientação dos professores de História, Geografia e Ciências, cada estudante desenvolve uma investigação sobre um tema científico de seu interesse. O trabalho envolve a formulação de boas perguntas e hipóteses, levantamento bibliográfico, experimentos e análise de dados e, finalmente, a redação da monografia. Para se preparar para o grande desafio da escrita acadêmica, cuja complexidade aumenta à medida em que os anos escolares avançam, os estudantes contam com aulas semanais de Escrita Acadêmica.
Mentalidades Matemáticas
Compreendemos a Matemática como disciplina aberta e acessível a todos. Por isso, nossa abordagem rompe com os modelos tradicionais de memorização e repetição e prioriza o desenvolvimento do pensamento matemático profundo, da criatividade e da confiança para resolver problemas complexos. Utilizamos abordagens visuais e concretas para tornar mais tangíveis alguns conceitos abstratos, e estimulamos diferentes formas de raciocínio, valorizando estratégias pessoais e incentivando os alunos a explicarem seus processos de pensamento. Assim, o erro é celebrado como parte essencial da aprendizagem e usado para a promoção de uma cultura da persistência, na qual os desafios são encarados como oportunidades de aprofundar a compreensão. Atividades de investigação matemática incentivam os alunos a testarem hipóteses, refinarem suas ideias e aprenderem com os equívocos.