ensino medio

 

O currículo do Ensino Médio dá continuidade ao projeto pedagógico que tem início na educação infantil de nosso Colégio, promove a construção da identidade, a reflexão crítica sobre a sociedade e seus contrastes, a articulação entre teoria e vida prática, problematizando conteúdos e desenvolvendo a autonomia progressiva, associando liberdade à responsabilidade. Desenvolvemos a capacidade analítica, a sensibilidade social e a independência intelectual, preparando os nossos estudantes para escolhas conscientes e para que atuem como protagonistas na transformação do mundo.

 

O currículo do Ensino Médio está organizado em dois eixos: Formação Básica e Itinerários Formativos.

 

A Formação Geral Básica estrutura-se em disciplinas organizadas de forma clássica, nas quais especialistas de cada área garantem profundidade e especificidade, permitindo que os estudantes compreendam a lógica e a produção de saberes próprios de cada uma delas. As conexões interdisciplinares são trabalhadas de forma contextualizada valorizando diferentes perspectivas, por meio de debates, análises de filmes, palestras, aulas magnas e outros recursos que estimulam o diálogo entre áreas do conhecimento, reforçando a interdependência dos saberes. 

 

Avaliações processuais e provas, assim como a bateria de simulados aferem resultados permitindo ajustes e retomadas para dar solidez às aprendizagens promovendo auto reflexão dos estudantes sobre seu processo de aquisição de repertório. As produções textuais ocupam papel importante na formação de nossos estudantes que, através de escritas, reescritas, apontamentos e reflexões, qualificam suas produções colocando o Colégio Santo Ivo em destaque nos resultados das avaliações externas.

 

Os Itinerários Formativos propõem o aprofundamento em diferentes áreas do conhecimento e projetos com temas variados, que qualificam-os nas escolhas de cursos universitários e possíveis profissões. A amplitude do currículo do Ensino Médio equilibra rigor acadêmico e exploração de potenciais pessoais, conectando aprofundamento teórico à reflexão crítica, permitindo que nossos estudantes preparem-se para um mundo diverso e veloz.

 

 

calendario   sto ivo youtube ver  sto ivo matriz azul

 

 

 

mosaico ensinos iniciais 2

 

A chegada aos Anos Finais representa um novo desafio na vida dos estudantes. Além das mudanças na rotina, que envolvem o contato e a necessidade de construir laços com diferentes professores especialistas, eles passam a lidar com as grandes transformações físicas e emocionais da puberdade, que os impulsionam para um interesse maior na vida social e para a construção da imagem que transmitem aos seus pares. Muitas vezes, a predisposição ao lúdico, característica do início do ciclo, entra em conflito com a maior carga de trabalho e o aumento da responsabilidade. Os estudantes vão devagarinho deixando de ser crianças e descobrindo as maravilhosas possibilidades que a adolescência aponta.

 

Nessa fase de descobertas, incertezas e enfrentamentos, o desenvolvimento da autonomia moral e intelectual ganha novos contornos em sala de aula, com o aprofundamento das reflexões acerca das formas de estar e intervir no mundo em que vivemos. As assembleias estudantis fortalecem a percepção da separação entre os espaços públicos e privados, e convidam os estudantes a participar ativamente da solução dos problemas enfrentados por sua comunidade. Aos poucos, tornam-se seres cada vez mais autônomos e críticos. Tão críticos que passam a contestar, inclusive, a autoridade dos pais e dos professores. Esse comportamento é natural e apropriado para essa fase do desenvolvimento e nós o consideramos positivo pois, ao questionar a autoridade constituída, os estudantes experimentam a possibilidade de construir seus próprios caminhos com autenticidade. Por isso, procuramos ajudá-los a encontrar formas de usar a criticidade de maneira efetiva, criativa e ética no cotidiano, direcionando sua energia para o estudo, para a pesquisa acadêmica, e para os processos de metacognição, ajudando-os a perceberem-se como sujeitos da própria aprendizagem.

 

Além disso, nessa época em que somos bombardeados com uma profusão de dados e informações por meio de plataformas digitais, realizamos um trabalho transversal, aprofundado e sistemático, de educação midiática, para que nossos estudantes desenvolvam o senso crítico necessário para trafegar com segurança nas redes sociais, evitando fake news e conteúdo de propaganda potencialmente perigosa, desenvolvendo plenamente a sua cidadania digital.

 

Nosso currículo

O foco de nosso currículo é a compreensão abrangente dos mais diversos temas do mundo contemporâneo. Afinal, acreditamos que o conhecimento deve estar a serviço da vida e ser usado para resolver problemas e propor formas de intervir na realidade, para promover o Bem Comum e melhorar a experiência humana no planeta. Por isso, priorizamos a aprendizagem significativa, em detrimento da memorização. Nosso currículo é organizado em torno de conceitos-chave e de perguntas provocadoras, que estimulam o pensamento crítico e orientam a busca pelos conteúdos escolares que, se por um lado perderam a centralidade no currículo, de outra parte não tiveram diminuído seu papel fundamental na construção do conhecimento. Dessa forma, os estudantes são engajados em reflexões e investigações aprofundadas para a resolução de problemas, assumindo papel central no processo de aprendizagem.

 

Projeto Integrador

Nosso currículo é organizado em torno de grandes temas e questões relevantes, que permitem aos estudantes estabelecer conexões profundas entre os saberes. As disciplinas de História, Geografia, Ciências e Tecnologia estão totalmente integradas, desde a definição curricular das Compreensões Abrangentes até a atuação conjunta e simultânea dos professores em sala de aula, em esquemas que variam de dupla a quádrupla docência. Essa abordagem colaborativa estimula a investigação, o debate e a resolução de problemas complexos, aproximando os estudantes de uma visão holística do conhecimento.

 

Língua Portuguesa e Literatura

Trabalhamos a língua em sua dimensão viva e dinâmica, priorizando gêneros textuais que circulam socialmente, como artigos de opinião, crônicas, cartas, artigos científicos e discursos digitais. O trabalho com produção textual se consolida em projetos autorais, nos quais os alunos escrevem para públicos reais, refletindo sobre intencionalidade, estilo e adequação linguística. No Colégio Santo Ivo, compreendemos a Literatura como um direito universal e um meio essencial para a humanização. Nossos estudantes são estimulados a fazer leituras que ultrapassam a decodificação de textos, fazendo análises que os ajudam a compreender o Outro, estabelecendo laços empáticos, além de relacionar as obras literárias a contextos históricos, sociais e culturais. A formação do leitor crítico, desse modo, se dá por meio do diálogo entre os clássicos e as produções atuais, o que contribui para a construção de repertórios e para a sensibilização estética.

 

Iniciação Científica e Escrita Acadêmica

A Língua Portuguesa encontra o Projeto Integrador na redação das monografias resultantes dos Projetos de Iniciação Científica. Sob orientação dos professores de História, Geografia e Ciências, cada estudante desenvolve uma investigação sobre um tema científico de seu interesse. O trabalho envolve a formulação de boas perguntas e hipóteses, levantamento bibliográfico, experimentos e análise de dados e, finalmente, a redação da monografia. Para se preparar para o grande desafio da escrita acadêmica, cuja complexidade aumenta à medida em que os anos escolares avançam, os estudantes contam com aulas semanais de Escrita Acadêmica.

 

Mentalidades Matemáticas

Compreendemos a Matemática como disciplina aberta e acessível a todos. Por isso, nossa abordagem rompe com os modelos tradicionais de memorização e repetição e prioriza o desenvolvimento do pensamento matemático profundo, da criatividade e da confiança para resolver problemas complexos. Utilizamos abordagens visuais e concretas para tornar mais tangíveis alguns conceitos abstratos, e estimulamos diferentes formas de raciocínio, valorizando estratégias pessoais e incentivando os alunos a explicarem seus processos de pensamento. Assim, o erro é celebrado como parte essencial da aprendizagem e usado para a promoção de uma cultura da persistência, na qual os desafios são encarados como oportunidades de aprofundar a compreensão. Atividades de investigação matemática incentivam os alunos a testarem hipóteses, refinarem suas ideias e aprenderem com os equívocos.

 

 calendario

 

 

 

mosaico medio

 

A Educação Infantil do Colégio Santo Ivo é organizada nos Campos de Experiência que integram as vivências cotidianas da criança e os conhecimentos que fazem parte do nosso patrimônio cultural.

 

frases site

 

O currículo pressupõe uma jornada pedagógica organizada e alinhada aos objetivos de desenvolvimento e aprendizagem preconizados em nossa Proposta Pedagógica e tem como cerne as crianças e suas relações com o outro e com o mundo. Concebemos a criança como um ser potente, curioso e capaz de investigar, apropriar-se e construir conhecimentos e cultura, que carrega consigo a vontade de aprender e encontrar sentido para aquilo que aprende. Desde que nasce, ela já é dotada de saberes construídos por meio de suas relações. Sendo assim, já chega à escola carregando uma bagagem de conhecimentos que devem ser considerados e mobilizados para se transformarem em novas aprendizagens. Possui um corpo expressivo, que se comunica e aprende. E, como nos disse Malaguzzi, mais de cem linguagens para se expressar.

 

Dentro dessa lógica, em nossa escola ganham destaque as abordagens participativas, que colocam a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem, valorizam o diálogo, a escuta ativa e a construção coletiva do conhecimento. O trabalho por projetos, com temas que emergem da curiosidade e do interesse das crianças, fortalece a ideia da criança no centro de suas aprendizagens. Nesse contexto, o professor assume o lugar de mediador, pesquisador e parceiro das crianças. A escuta, a observação e o planejamento colaborativo são ferramentas fundamentais para um currículo vivo e significativo, com propostas abertas e flexíveis, sensíveis ao contexto e às curiosidades das crianças. Isso exige do professor uma postura pedagógica que escute, observe e registre os interesses infantis, transformando-os em experiências enriquecedoras.

 

As crianças vivem situações reais de uso do pensamento lógico-matemático e da construção do conhecimento dos sistemas numérico e alfabético, fazendo uso da função social desses conhecimentos sem que sejam fragmentados e compartimentados.

 

A escola, como espaço coletivo, é um campo fértil para construir as relações humanas e desenvolver autonomia moral. É o lugar de aprender a cuidar de si e do outro e, paulatinamente, desenvolver valores fundamentais para se conviver em harmonia. É também lugar de conviver na natureza e construir uma relação de pertencimento e interdependência entre todos os seres, lugar de acolher os sentimentos, de cuidar das emoções e desenvolver habilidades essenciais para construir a cidadania planetária.

 

Assim, as crianças percorrem sua jornada com respeito ao seu ritmo e suas individualidades, valorizando a infância como uma etapa plena em si mesma.

 

 

sto ivo youtube ver    calendario   sto ivo matriz azul 

 

 

 

A Educação Infantil do Colégio Santo Ivo é organizada nos Campos de Experiência que integram as vivências cotidianas da criança e os conhecimentos que fazem parte do nosso patrimônio cultural.
● O eu, o outro e o nós: à medida que vivenciam suas primeiras experiências sociais em situações de interação com a família e a escola, por exemplo, as crianças constroem percepções sobre si e sobre os outros. Assim, constroem sua autonomia, senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência.
● Corpo, gestos e movimentos: por meio dos sentidos, gestos e movimentos, as crianças exploram o mundo ao seu redor, estabelecem relações, se expressam, brincam e produzem conhecimento. A música, a dança, o teatro e as brincadeiras são recursos por meio dos quais as crianças se comunicam.
● Traços, sons, cores e formas: conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas no cotidiano escolar proporciona às crianças a possibilidade de se expressar por meio de diversas linguagens, como sons, traços, gestos, encenações, canções e desenhos.
● Escuta, fala, pensamento e imaginação: durante a Educação Infantil, a leitura de textos pelo professor é a atividade que mais promove o desenvolvimento da oralidade. Ela favorece a escuta atenta e a formulação de perguntas, introduzindo as crianças no universo da escrita.
● Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: desde cedo, as crianças se veem diante de situações em que precisam se situar em diferentes tempos e espaços. Elas demonstram curiosidade sobre o próprio corpo, os animais, as plantas, os fenômenos da natureza, e ainda se deparam com situações em que têm que lidar com os números.

O currículo pressupõe uma jornada pedagógica organizada e alinhada aos objetivos de desenvolvimento e aprendizagem preconizados em nossa Proposta Pedagógica e tem como cerne as crianças e suas relações com o outro e com o mundo. Concebemos a criança como um ser potente, curioso e capaz de investigar, apropriar-se e construir conhecimentos e cultura, que carrega consigo a vontade de aprender e encontrar sentido para aquilo que aprende. Desde que nasce, ela já é dotada de saberes construídos por meio de suas relações. Sendo assim, já chega à escola carregando uma bagagem de conhecimentos que devem ser considerados e mobilizados para se transformarem em novas aprendizagens. Possui um corpo expressivo, que se comunica e aprende. E, como nos disse Malaguzzi, mais de cem linguagens para se expressar.

Dentro dessa lógica, em nossa escola ganham destaque as abordagens participativas, que colocam a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem, valorizam o diálogo, a escuta ativa e a construção coletiva do conhecimento. O trabalho por projetos, com temas que emergem da curiosidade e do interesse das crianças, fortalece a ideia da criança no centro de suas aprendizagens. Nesse contexto, o professor assume o lugar de mediador, pesquisador e parceiro das crianças. A escuta, a observação e o planejamento colaborativo são ferramentas fundamentais para um currículo vivo e significativo, com propostas abertas e flexíveis, sensíveis ao contexto e às curiosidades das crianças. Isso exige do professor uma postura pedagógica que escute, observe e registre os interesses infantis, transformando-os em experiências enriquecedoras.

As crianças vivem situações reais de uso do pensamento lógico-matemático e da construção do conhecimento dos sistemas numérico e alfabético, fazendo uso da função social desses conhecimentos sem que sejam fragmentados e compartimentados.

A escola, como espaço coletivo, é um campo fértil para construir as relações humanas e desenvolver autonomia moral. É o lugar de aprender a cuidar de si e do outro e, paulatinamente, desenvolver valores fundamentais para se conviver em harmonia. É também lugar de conviver na natureza e construir uma relação de pertencimento e interdependência entre todos os seres, lugar de acolher os sentimentos, de cuidar das emoções e desenvolver habilidades essenciais para construir a cidadania planetária.

Assim, as crianças percorrem sua jornada com respeito ao seu ritmo e suas individualidades, valorizando a infância como uma etapa plena em si mesma.

mosaico ensinos iniciais 1

 

O Colégio Santo Ivo tem por objetivo desenvolver pessoas autônomas, capazes de pensar criticamente, resolver desafios e, sobretudo, desenvolver a humanidade. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental damos ênfase ao autoconhecimento, ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, favorecendo a construção da personalidade, e à ideia do pertencimento individual e do coletivo.

 

Do 1º ao 5º ano, os conteúdos são sistematizados progressivamente, aliados à curiosidade e ao método científico, por meio de investigações e de construções provisórias. Isso ocorre ao identificar problemas, ao levantar hipóteses, ao pesquisar, ao testar as suas hipóteses e construir respostas, podendo surgir novos questionamentos.

 

Além do método científico, os conteúdos progridem em direção ao raciocínio lógico. A Matemática, assim como as demais disciplinas, apoia o desenvolvimento da lógica, da argumentação, da busca por padrões e da compreensão, estando muito além de capacitar os estudantes a realizarem cálculos do cotidiano.

 

O Letramento e o pensamento crítico ocupam lugar de destaque em nossa proposta. Olhar o mundo em diferentes perspectivas e valorizar a diversidade de pontos de vista são aspectos importantes a serem desenvolvidos pelos estudantes. Isso ocorre de forma sistemática, por meio do trabalho com diferentes linguagens.

 

Os registros reflexivos contribuem para a construção da autonomia intelectual, por ser uma forma de documentar o processo de aprendizagem de cada estudante, compreendendo não apenas o que aprendeu, mas sobretudo como aprendeu.

 

Trabalhamos por meio de projetos, conectando saberes de forma contextualizada, participativa, tornando a aprendizagem significativa. Os trabalhos em grupo e a participação coletiva na resolução dos desafios são parte integrante de nossa metodologia. O trabalho por projetos fortalece a autoestima das crianças que se percebem capazes de produzirem conhecimento. Percebem-se ativas no processo e protagonistas em suas jornadas.

 

Nesta etapa, os estudantes vivenciam processos importantes como a apropriação da leitura e da escrita, o desenvolvimento da oralidade e o domínio progressivo de múltiplas linguagens: artísticas, matemática e científica.

 

 calendario

CALENDÁRIO 01

 

 

 

 

Além de tornar a aprendizagem mais significativa, o estudo do meio solidifica os conhecimentos obtidos e abre a possibilidade para novas descobertas, uma vez que o aluno tem a possibilidade de observar e interagir com o meio ambiente.

Não só o trabalho com as habilidades cognitivas, colaborando na construção de conceitos, e os procedimentos de pesquisa, também são contempladas as habilidades relacionais, na medida em que a convivência em grupo exige cooperação, respeito, saber ouvir e saber colocar-se no lugar do outro.

 

 

2º ano:

Museu de Zoologia da USP 

Para complementar o trabalho desenvolvido com seres vivos, os alunos realizam uma visita ao Museu de Zoologia, onde estimulamos a observação, a análise e a elaboração de hipóteses sobre os besouros e outros animais.

Aproveitamos a saída para trabalhar curiosidades sobre as vivências, as técnicas e as ferramentas utilizadas pelos pesquisadores em seu cotidiano nos bastidores do museu, ressaltando a importância da pesquisa e da coleção científica de besouros.

3º ano: 

Salesópolis

Propomos uma saída pedagógica para o Parque das Nascentes do Tietê, onde a água surge entre rochas que ladeiam um pequeno lago.

Pretendemos que os alunos busquem semelhanças entre o rio que eles conhecem na cidade e aquele visto perto de sua nascente.

4º ano:

Centro Histórico de São Paulo - visita por alguns bairros da cidade

A partir de uma caminhada pelo centro da cidade, os alunos visualizarão concretamente construções que resgatam a memória, entendendo-as como documentos históricos de diferentes épocas e aprofundarão seus conhecimentos históricos e geográficos que buscam compreender a origem e o desenvolvimento da cidade de São Paulo.

Para complementar o estudo sobre os bairros que compõe uma cidade, na saída pedagógica os alunos terão a possibilidade de perceberem a contribuição dos imigrantes na formação dos mesmos, comparando as diferenças e semelhanças entre eles.

5º ano:

Museu Afro Brasileiro e da Imigração

Para complementar o estudo desenvolvido em sala de aula, os alunos visitam os museus Afro Brasil e do Imigrante, com o propósito de refletir e compreender o processo imigratório em São Paulo e, consequentemente, a formação dos diferentes povos no Brasil.

Estes dois museus foram escolhidos pela razão de o primeiro destacar a perspectiva africana na formação do patrimônio, celebrando a Memória, História e a Arte Brasileira e a Afro Brasileira e, o segundo, por valorizar o encontro das múltiplas histórias e origens daquelas pessoas que vieram de terras distantes e sua contribuição para a formação cultural da identidade brasileira.

 

 

 

Back to top