Nosso Canal

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

As plantas são seres vivos que interagem com o ambiente e necessitam de alimento para sobreviver. Entretanto, ao contrário dos animais, as plantas conseguem fabricar seu próprio alimento por meio do processo de fotossíntese. Para realizá-la, a planta precisa retirar água e sais minerais do solo, o que acontece através da raiz, e gás carbônico do ar. Mas como a água vai da raiz até as folhas?

Em atividade realizada pela professora Yara, de Ciências, os alunos dos 7ºs anos fizeram uma experiência com plantas jovens de feijão, germinadas por cerca de 20 dias, a partir da qual puderam observar como funciona esse processo.

Primeiro, os alunos tiraram parte da planta e fizeram uma análise morfológica dela, observando a cor, o desenvolvimento, a presença de pelos nas raízes, etc. Depois, colocaram-na dentro de um tubo de ensaio, que continha água e corante. Ela foi exposta à luz, para que o processo fosse acelerado, já que, assim, ela absorve a água mais rapidamente. De tempos em tempos, os alunos iam observando a subida gradativa do corante com a água. O caule foi ficando vermelho, até o ponto que as folhas também obtiveram essa coloração. Isso mostra que a planta conseguiu absorver a água e o corante pelas raízes e os transportou até a parte aérea, onde estão as folhas.

Essa condução de água acontece pelo xilema, que faz parte do sistema condutor das plantas vascularizadas. Ele é responsável por transportar água e sais minerais (seiva bruta) que são absorvidos pela raiz até as folha, onde ocorrerá a fotossíntese. Durante a fotossíntese, é produzida glicose, que é a forma química de armazenamento de energia mais freqüente entre os seres vivos. Por isso, dizemos que as plantas conseguem produzir seu próprio alimento e, portanto, são autotróficas. Mas este composto de glicose produzido precisa ser distribuído por toda a extensão da planta. Para isso existe o floema, que também faz parte do sistema condutor das plantas vasculares, mas é responsável pela distribuição da seiva elaborada.

Confira fotos da atividade.

Back to top